Fiquem com este presentinho de Little Joy - Next Time Around
21 junho 2011
27 maio 2011
No outro dia perdi-me com José Luís Peixoto. Vejam o que descobri e partilho convosco. Percam-se também.
Em certos instantes, como agora, és uma sombra feita de vozes de crianças e jardins. Respiro-te, Lisboa, e peço-te que, por favor, não pares de me seguir.
Nasceste líquida, Lisboa. Ainda hoje, há uma parte do silêncio dessa hora que escorre por este tempo. A tua idade é feita de vidro. Nos seus muros transparentes, misturas o rio com o oceano. Ainda hoje, fonte, continuas a nascer.
Eu e tu, Lisboa. Eu, feito de praças, avenidas, becos, escadinhas, e tu, feita de esperança, olhos a brilhar. Às vezes, quase acredito que és demasiado nova para mim mas, depois, falas-me daquilo que aprendeste e tenho de abraçar-te. Talvez assim nos misturemos mais ainda.
Sentas-te num banco de jardim e não esperas. Sento-me ao teu lado, Lisboa. Podíamos perguntar-nos onde está a noite quando é dia, mas não o fazemos. Sabemos que a noite está sentada mais adiante, noutro banco de jardim. Conversamos com ela em pensamento.
De onde chegas, Lisboa? Cheiras a Brasil e a Luanda, cheiras a música e a chá. Na praça, os pombos são o contrário de uma explosão, trazem pedaços de ti, devolvem o céu que emprestaste ao mundo.
Abres o livro onde está escrita a nossa história. Aqueles que o lerem, serão capazes de acreditar que nunca existimos, que nascemos da imaginação de um escritor ou de uma cidade. Sorrimos perante essa ideia, Lisboa. Temos lábios, utilizamo-los para beijar-nos.
Levo os teus mapas debaixo da pele e caminho neles. Atravesso as tuas artérias, Lisboa, aproximo-me do teu coração e contemplo-o. Sou eu diante de uma montanha. És tu. És tu dentro de mim.
A cor dos teus olhos, Lisboa, acorda de manhã com o céu. Eu e um exército de irmãos somos a ponta dos teus dedos. Connosco, tocas o dia e, depois, para te aconchegares, estendes o entardecer sobre ti.
José Luís Peixoto
José Luís Peixoto
03 maio 2011
In the name of God ...
"Let us remember that we can do these things not just because of wealth or power, but because of who we are: one nation, under God, indivisible, with liberty and justice for all.
Thank you. May God bless you. And may God bless the United States of America." Barack Obama
Bin Laden cometeu crimes terroristas em nome de Deus mas quando finalmente acontece o que o Mundo há tanto esperava (e o líder da Al-Qaeda é morto), Obama responde referindo-se entre outros argumentos, ao mesmo do seu maior inimigo : o nome de Deus, ... because God bless America!
De facto, a palavra Deus é fortemente mobilizadora. Obama é assertivo tanto quando usa as palavras de igualdade, de Martin Luther King, como quando usa o nome de Deus para alimentar o radicalismo religioso, validando também o radicalismo Islâmico.
Obama transforma estes acontecimentos numa perfeita guerra religiosa: matámos Bin Laden, não porque somos um país poderoso, mas porque somos um país protegido por Deus.
Discurso perfeitamente encaixado no Governo de Bush.
Deus é desculpa para tudo: desde que assim convenha, Deus protege todos os povos e todos os actos.
So.. Thanks God! (for this wonderfull World)
Paris
Quand j'ai décidé devenir à Paris, je savais que j'allais vivre une belle expérience mais je ne me doutais pas que j'allais tomber aussi amoureuse de cette ville si magique et que j'allais rencontrer des personnes aussi extraordinaires.
Paris me manque, les instants précieux que j'y ai partagé me manquent..
J'ai connu des personnes venus des quatre coins du monde et avec qui j'ai partagé des fous rires, des soirées alcoolisées, des visites émerveillés et avec qui je me suis liée étroitement d'amitié
Jamais je n'oublierai leurs sourires, leurs gestes affectueux, leurs blagues et leur amitié.
Merci á vous!
Merci á vous!
29 março 2011
28 março 2011
fell in love again
Ontem parei de te censurar.
Parei de te olhar de lado e encarei-te,
reparei como és bonito.
Recomecei tudo, revi-te e voltei a sentir aquele aperto bom.
Se mudaste? Não.
Sempre lá estiveste. Simples, genuíno e doce.
Eu é que te permiti que entrasses de novo no meu Mundo.
Porque do coração, nunca saíste.
Yours,
Mi
Parei de te olhar de lado e encarei-te,
reparei como és bonito.
Recomecei tudo, revi-te e voltei a sentir aquele aperto bom.
Se mudaste? Não.
Sempre lá estiveste. Simples, genuíno e doce.
Eu é que te permiti que entrasses de novo no meu Mundo.
Porque do coração, nunca saíste.
Yours,
Mi
28 fevereiro 2011
Black Swan



Ouvi de tudo: bem de uns e muito mal de outros - a maioria críticos de cinema. Abstraí-me e entrei na sala - cheia - sem expectativas definidas. Pus-me apenas disponível a sentir.
E senti coisas fortes. Ora muito boas, ora muito más. Beleza e loucura.
A beleza da dança clássica é muito bem representada pela belíssima Natalie Portman.
Bom ritmo, bom elenco, bom som, boa imagem, entre outros.
27 janeiro 2011
04 janeiro 2011
20 dezembro 2010
Is this the over?
São amizades felizes e tristes.
Em menos de uma semana apercebes-te de quem gostas e de quem não gostas. Dos primeiros aproximas-te, dos segundos não te aproximas mas também não os afastas - sorris para todos. (no fim, até desses te lembras).
Todos queremos festas, estar muitas vezes juntos tirar muitas fotografias. No princípio estamos todos encantados com a cidade, queremos todos viver ao máximo.
Sobre cada um em particular não interessa muito, interessa mais o momento, a partilha de risos de parvoíces e, por vezes de copos! A música também nos une e aí, agarramo-nos uns aos outros! Há alturas que até temos vontade de dizer coisas bonitas, como se fossemos amigos. Mas de repente, isso soa-me parvo: mas seremos nós amigos? ou somos estupida e simplesmente amizades passageiras? ou pior: descartáveis?
Não. Recuso-me a chamar-nos isso. É mau de mais. E os laços que criámos? - mais ou menos frágeis - não deixam de ser laços! E é importante criar laços, como diz o Principezinho.
Mas no final de tudo, é irritante saber que mesmo esses laços, são passageiros.
Aqui tudo é passageiro. E além de passageiro voa... e bem depressa! Tudo voa, Paris voa, os amigos voam, os Erasmus voam! mas por outro lado, a vontade de ir a casa também chama por nós e faz-nos aceitar a grande velocidade das coisas boas da vida..
Quando aqui chegámos já sabíamos as regras do jogo. Chegamos. Conhecemos sítios lindos e pessoas com quem gostamos de estar e de apreciar esses sítios e depois, em Dezembro, dizemos adeus.
Mas e quando começamos a sentir que algumas pessoas são boas, interessantes e até mesmo especiais? E quando começamos a adorar aqueles momentos (com o cenário Parisiense por trás)?
Houve momentos - talvez todo o tempo - em que não demos importância a tudo isto. Mas de repente, já nos últimos - ou mesmo no último - fez-se o clique e percebemos que, realmente "this is over". E aí, viu-se nos olhos e nos abraços daquele grupo que queríamos ficar juntos mais um bocadinho...
Aqui fica, para todos os meus amigos destes 4 meses fantásticos...
20-12-2010
17 dezembro 2010
08 dezembro 2010
8 de Dezembro
É Inverno em Paris.
A neve aqui é Linda.
Mas é o Belo e é o Caos.
É o frio nos meus pés e é o som das minhas gargalhadas.
Sou uma criança despreocupada.
Que parou de pensar e começou a rir.
Porque Paris é linda, mesmo no caos.
A neve aqui é Linda.
Mas é o Belo e é o Caos.
É o frio nos meus pés e é o som das minhas gargalhadas.
Sou uma criança despreocupada.
Que parou de pensar e começou a rir.
Porque Paris é linda, mesmo no caos.
27 novembro 2010
25 novembro 2010
21 novembro 2010
19 novembro 2010
11 novembro 2010
Então, não tomo decisões
Lembro-me de até há bem pouco tempo ouvir a minha mãe dizer-me "tens sempre pressa de viver, tudo ao mesmo tempo!".
Sabem que mais? Ficou uma coisa por dizer, que pode parecer estranha. Às vezes até se torna difícil viver com este defeito/feitio que a minha mãe um dia, tão bem definiu.
Por vezes,parece que o que tenho é medo de morrer ou de perder as pessoas que gosto. Parece que não tenho tempo de fazer tudo ...
Em Paris, na vida, com a minha família. Parece que por fazer qualquer coisa estou a perder outras e tempo para fazer outras, que um dia posso perder... Se estou aqui, devia estar ali porque posso perder o que está ali.
Às vezes torna-se angustiante tomar decisões e acabo por não tomar, pensando que se escolher uma coisa, vou perder as outras.
Então, não tomo decisões.
Sabem que mais? Ficou uma coisa por dizer, que pode parecer estranha. Às vezes até se torna difícil viver com este defeito/feitio que a minha mãe um dia, tão bem definiu.
Por vezes,parece que o que tenho é medo de morrer ou de perder as pessoas que gosto. Parece que não tenho tempo de fazer tudo ...
Em Paris, na vida, com a minha família. Parece que por fazer qualquer coisa estou a perder outras e tempo para fazer outras, que um dia posso perder... Se estou aqui, devia estar ali porque posso perder o que está ali.
Às vezes torna-se angustiante tomar decisões e acabo por não tomar, pensando que se escolher uma coisa, vou perder as outras.
Então, não tomo decisões.
21 outubro 2010
17 outubro 2010
One day
One day, someone felt in love with this face...
One day in Versailles, someone said: it was for this girl that I felt in love one day...
One day in Versailles, someone said: it was for this girl that I felt in love one day...
08 outubro 2010
07 outubro 2010
Paris 07- Out
Parece de propósito. Foste embora e está calor e Sol! São 18:30 e estão mais de 20 graus em Paris. Paris é muito mais bonita assim!
Estou exausta mas não quero ir já para casa, fiquei em frente à universidade a conversar - em inglês - e aproveitei para explorar novos caminhos e as paragens dos autocarros. Ainda parei para ver os preços no takeaway chinês ali perto, por onde passo todos os dias - só para gastar as últimas energias que ainda restavam.
Às vezes (raramente, não se preocupem) apetece-me chorar e ao mesmo tempo estou radiante! Por aqui, a felicidade é diferente, tem outra cor. Aqui sou feliz mas não totalmente pois há um espaço vazio, por preencher. Em Paris, sinto-me na minha cidade e sinto que até já lhe pertenço mas não. Faltam-me vocês para que me sinta em casa.
PS- O comboio acaba de passar pelo Sena e pela Torre Eifel - RER C entre Torre eifel e Pt. Kennedy. E voltei a olhar para ela como olho todos os dias e gostei de a olhar como gosto todos os dias!
Estou exausta mas não quero ir já para casa, fiquei em frente à universidade a conversar - em inglês - e aproveitei para explorar novos caminhos e as paragens dos autocarros. Ainda parei para ver os preços no takeaway chinês ali perto, por onde passo todos os dias - só para gastar as últimas energias que ainda restavam.
Às vezes (raramente, não se preocupem) apetece-me chorar e ao mesmo tempo estou radiante! Por aqui, a felicidade é diferente, tem outra cor. Aqui sou feliz mas não totalmente pois há um espaço vazio, por preencher. Em Paris, sinto-me na minha cidade e sinto que até já lhe pertenço mas não. Faltam-me vocês para que me sinta em casa.
PS- O comboio acaba de passar pelo Sena e pela Torre Eifel - RER C entre Torre eifel e Pt. Kennedy. E voltei a olhar para ela como olho todos os dias e gostei de a olhar como gosto todos os dias!
15 setembro 2010
I Love this City!
Gosto de acordar cedo,
gosto de me cansar,
gosto de ouvir música alto,
gosto de massa quase crua,
gosto de chorar com canções tristes,
e de repeti-la vezes sem conta,
gosto de me apaixonar,
gosto de repetir "esta cidade é linda"
gosto de sonhar e de me lembrar dos sonhos,
e de sonhar acordada!
Gosto de falar,
gosto de ter saudades e até de chorar por algumas pessoas,
gosto de vaguear,
gosto de passear na multidão,
gosto de rir e de cantar,
gosto de Paris!
gosto de me cansar,
gosto de ouvir música alto,
gosto de massa quase crua,
gosto de chorar com canções tristes,
e de repeti-la vezes sem conta,
gosto de me apaixonar,
gosto de repetir "esta cidade é linda"
gosto de sonhar e de me lembrar dos sonhos,
e de sonhar acordada!
Gosto de falar,
gosto de ter saudades e até de chorar por algumas pessoas,
gosto de vaguear,
gosto de passear na multidão,
gosto de rir e de cantar,
gosto de Paris!
19 junho 2010
Lisboa
Que rio! Que LUZ! Que cidade linda que é Lisboa...
(e nenhuma fotografia consegue descrever o que vi hoje...)
(e nenhuma fotografia consegue descrever o que vi hoje...)
07 junho 2010
20 abril 2010
apresentação
No meu curso, é quase todos os dias e em todas as conferências de gente importante que se ouve coisas como "a geração blog" "o boom dos blogs" "há mais blogs que portugueses", etc etc.
O que dizer sobre este? é mais um. Mais um para a colecção dos 5 milhões, mais um que não diz nada, nem tem um objectivo importante. Não faz a diferença, não denuncia, nem altera os males do mundo. É mais um. Se quiserem lêm, se não quiserem, não lêm.
O título apresentação serve, precisamente, para apresentar este pequenino milésimo de mim à minha família. Vocês conhecem quase tudo, ou mesmo tudo o que tenho para conhecer. De resto, isto é só um acrescento. Bom ou menos bom, inesperado ou sem surpresas. Estavam à espera de mais? Sim, vocês -ou eu- esperam sempre mais...
O que dizer sobre este? é mais um. Mais um para a colecção dos 5 milhões, mais um que não diz nada, nem tem um objectivo importante. Não faz a diferença, não denuncia, nem altera os males do mundo. É mais um. Se quiserem lêm, se não quiserem, não lêm.
O título apresentação serve, precisamente, para apresentar este pequenino milésimo de mim à minha família. Vocês conhecem quase tudo, ou mesmo tudo o que tenho para conhecer. De resto, isto é só um acrescento. Bom ou menos bom, inesperado ou sem surpresas. Estavam à espera de mais? Sim, vocês -ou eu- esperam sempre mais...
23 fevereiro 2010
22 fevereiro 2010
19 fevereiro 2010
O Último Verão na Ria Formosa
Quando estão juntos satisfaz-se em fitá-la, em ouvi-la,
em observar-lhe as pupilas e o movimento dos
lábios a um metro de distância dos seus olhos.
Enquanto fala com ele Mariana pertence-lhe.
José António Saraiva
em observar-lhe as pupilas e o movimento dos
lábios a um metro de distância dos seus olhos.
Enquanto fala com ele Mariana pertence-lhe.
José António Saraiva
17 fevereiro 2010
E sem mais nada, partiste.
Como pudeste fazê-lo? Desististe. Disseste basta.
Porque foste sem avisar?
Foste sem deixar uma pista, uma explicação ou hipótese de voltar atrás.
Decidiste e foste.
Sem ninguém te pedir, sem ninguém te levar e sem ninguém saber...
Só tu foste o culpado. Ou a vítima. Não sei. E ninguem sabe. Só tu.
Chegaste sozinho ao fim da linha. Decidiste sozinho que não havia mais para dar.
E não deste mais. Não pediste mais. Não quiseste mais.
Não te conheço mas fizeste-me chorar.
Fizeste-me chorar de desespero.
De passar o dia a perguntar-me porquê.
Mas tu deixaste-nos sem resposta.
E sem mais nada, partiste.
Simples e terrivelmente, partiste.
Porque foste sem avisar?
Foste sem deixar uma pista, uma explicação ou hipótese de voltar atrás.
Decidiste e foste.
Sem ninguém te pedir, sem ninguém te levar e sem ninguém saber...
Só tu foste o culpado. Ou a vítima. Não sei. E ninguem sabe. Só tu.
Chegaste sozinho ao fim da linha. Decidiste sozinho que não havia mais para dar.
E não deste mais. Não pediste mais. Não quiseste mais.
Não te conheço mas fizeste-me chorar.
Fizeste-me chorar de desespero.
De passar o dia a perguntar-me porquê.
Mas tu deixaste-nos sem resposta.
E sem mais nada, partiste.
Simples e terrivelmente, partiste.
14 janeiro 2010
A questão é simples. É igualdade.

"Mas de repente querem-se casar? Para quê, é por isso que vão ser mais felizes?"
Não. Realmente ninguém ganha dignidade ou felicidade só por se casar!
A questão é esta e é simples: a dignidade e a felicidade só são possíveis se nos for permitido ESCOLHER casar ou não casar, divorciar ou não divorciar, ter filhos ou não ter, adoptar ou não adoptar... etc etc.
Para ESCOLHER é necessário que a lei nos permita fazê-lo. E é a isto que chamo Igualdade. A questão é simples.
Na verdade, não é uma questão porque não é questionável.
03 janeiro 2010
O espaço vazio
Há no meu coração um espaço vazio. E nele, há também uma ânsia de o encher.
Esse espaço vazio é diferente dos outros. Acha-se feliz e todos os dias o diz bem alto, ainda que para si mesmo. Mas de vez em quando pára, vê-se por dentro, olha-se ao espelho e sente-se de novo vazio. O que não implica que esteja infeliz, está apenas meio cheio, ou meio vazio.
Aquela ânsia de que falei é a vontade permanente de querer fazer tudo, conseguir tudo, viver tudo e de repente, saber que não fez nada do que desejaria ter feito. Olhar os outros e ver que eles o fizeram em vez dele. E invejá-los por isso.
Deve ser desta idade. Talvez haja uma idade em que os corações se sintam meio cheios, ou meio vazios. Talvez haja uma altura em que o mundo corre mais depressa do que nós e que mesmo assim tentamos sempre ultrapassá-lo. Mesmo sabendo que não somos nós que corremos demasiado devagar mas que é ele que corre demasiado depressa.
Quando percebe que não o consegue alcançar, tenta que seja ele a abrandar ou até a parar por uns instantes. Só para ter tempo ou força de voltar a encher de novo, o seu espaço meio cheio ou meio vazio.
Esse espaço vazio é diferente dos outros. Acha-se feliz e todos os dias o diz bem alto, ainda que para si mesmo. Mas de vez em quando pára, vê-se por dentro, olha-se ao espelho e sente-se de novo vazio. O que não implica que esteja infeliz, está apenas meio cheio, ou meio vazio.
Aquela ânsia de que falei é a vontade permanente de querer fazer tudo, conseguir tudo, viver tudo e de repente, saber que não fez nada do que desejaria ter feito. Olhar os outros e ver que eles o fizeram em vez dele. E invejá-los por isso.
Deve ser desta idade. Talvez haja uma idade em que os corações se sintam meio cheios, ou meio vazios. Talvez haja uma altura em que o mundo corre mais depressa do que nós e que mesmo assim tentamos sempre ultrapassá-lo. Mesmo sabendo que não somos nós que corremos demasiado devagar mas que é ele que corre demasiado depressa.
Quando percebe que não o consegue alcançar, tenta que seja ele a abrandar ou até a parar por uns instantes. Só para ter tempo ou força de voltar a encher de novo, o seu espaço meio cheio ou meio vazio.
02 janeiro 2010
2 Janeiro de 2010
Ano novo, vida mesma.
Desejos para 2010? praticamente os mesmos de sempre, com uma alteração ou outra. Parece monótono mas não é. Se cada passa me der o que lhe pedi, sou feliz. E nos último anos parece que têm sido minhas amigas.
Depois de me desejar bom ano uma amiga no msn pergunta se está tudo bem e eu respondo:
Tudo bem, mas preciso de férias a sério: daquelas em que se acorda sem despertador e em que se passeia no chiado sem objectivo nenhum. A namorar ou a rir com uma amiga, tanto faz.
Daquelas em que não se tem remorsos ao fim de um dia sem fazer nada: sem "produzir" nada, como costumo dizer.
Desejos para 2010? praticamente os mesmos de sempre, com uma alteração ou outra. Parece monótono mas não é. Se cada passa me der o que lhe pedi, sou feliz. E nos último anos parece que têm sido minhas amigas.
Depois de me desejar bom ano uma amiga no msn pergunta se está tudo bem e eu respondo:
Tudo bem, mas preciso de férias a sério: daquelas em que se acorda sem despertador e em que se passeia no chiado sem objectivo nenhum. A namorar ou a rir com uma amiga, tanto faz.
Daquelas em que não se tem remorsos ao fim de um dia sem fazer nada: sem "produzir" nada, como costumo dizer.
07 maio 2009
17 fevereiro 2009
ontem, ficaram coisas por dizer
Há uma semana atrás, ontem, há uns minutos atrás ou há pouco,
esqueci-me de te dizer uma coisa...
esqueci-me de te contar como foi, de te perguntar como estás hoje, como estou hoje...
esqueci-me de parar e olhar bem para ti...
esqueci-me de sorrir, de rir, de chorar ou mesmo de gritar!
esqueci-me de sentir aquele momento passar... sentir o calor ou o frio... respirar bem fundo...
esqueci-me de te contar um segredo e contar-vos um história...
esqueci-me de dizer que adorei estar contigo, adoro estar convosco, adoro ser, adoro viver...
ficam sempre tantas coisas por dizer...
esqueci-me de te dizer uma coisa...
esqueci-me de te contar como foi, de te perguntar como estás hoje, como estou hoje...
esqueci-me de parar e olhar bem para ti...
esqueci-me de sorrir, de rir, de chorar ou mesmo de gritar!
esqueci-me de sentir aquele momento passar... sentir o calor ou o frio... respirar bem fundo...
esqueci-me de te contar um segredo e contar-vos um história...
esqueci-me de dizer que adorei estar contigo, adoro estar convosco, adoro ser, adoro viver...
ficam sempre tantas coisas por dizer...
Subscrever:
Mensagens (Atom)






